Quando e como retirar as fraldas?

22 de outubro de 2013 5 comentários
Imagem: http://www.roteirobaby.com.br/2013/05/dicas-para-o-desfralde.html

Li sobre esse assunto, mesmo antes dele chegar por aqui, e descobri varias coisas importantes, uma delas é que cada criança tem o seu tempo para retirar a fralda e nós como pais devemos observar, pois eles irão dar dicas de que não querem mais usar fraldas. Geralmente é aos 2 anos de idade que começa a retirada das fraldas, li neste site que para as famílias norte-americanas começam antes de 1 ano de idade, mas isso não é nada bom para a criança, pois pode afetar sua autoestima e pode trazer várias consequências, se você achou interessante leia o artigo (indico!).

Devemos elogiar quando a criança faz algum progresso, porém sem exageros (nos mamães sempre cometemos esse errinho porque achamos tudo muito lindo, ainda mais quando vemos nossos filhos aprendendo e progredindo) e quando a criança não conseguir não criticar e ensinar a ela tudo novamente isso pode levar uns 6 meses, então muita paciência mamães!!!

Achei quatro dicas muito bacanas que são elas:

1 – Observe  

A criança que já sabe andar bem equilibrada e consegue identificar objetos começa a dar sinais de que chegou a hora. Outro sinal é quando ela demonstra incômodo com o uso da fralda. Isso costuma acontecer a partir de 1 ano e meio, e o treinamento pode ser iniciado. Ela vai aprender a controlar a saída de xixi e cocô em pouco tempo.

Dica: inicie o processo no verão porque a criança transpira mais, faz menos xixi e não veste tanta roupa como no inverno. 

2 – O que é o que é? 

Conhecer os nomes dos objetos, como banheiro e papel higiênico, e explorar o ambiente facilita a vida de quem começou a dar os primeiros passos rumo a uma vida sem fraldas. Ensine tudo: sentar no vaso, puxar a descarga, lavar as mãos. Esse período de reconhecimento dura, em média, dois meses.

Dica: deixe que ela escolha o vaso (com o redutor), como os pais fazem, ou o penico,
que deve ficar sempre no banheiro. 

3 – Treinamento diário 

O treinamento vai exigir muita paciência e determinação dos pais e de quem mais cuidar da criança. Ensine-a chamar alguém sempre que precisar ir ao banheiro, deixe que fique sentada no vaso se tiver vontade. Nunca obrigue nem tenha pressa. Respire fundo e tente outras vezes no mesmo dia. E jamais brigue se não der certo.

Dica: abra a torneira, massageie a barriga e diga que finalmente ela vai ser “gente grande”. Esse argumento funciona bem. 

4 – Enfim, a retirada 

Quando a criança já consegue dizer quando tem vontade de ir ao banheiro, a fralda da manhã pode ser retirada. Comece o treino para a noite. Se for preciso, acorde-a durante a noite para que a cama não fique molhada. Até 4 anos, a maioria das crianças abandona as fraldas. O tempo dessa independência pode variar de acordo com o histórico familiar, o tempo de dedicação ao treinamento e o desenvolvimento fisiológico  e emocional da criança. Se persistir, peça a avaliação de um especialista, como o urologista ou nefrologista.

E este outro artigo explica tudo desde o principio, mas para quem não tem muita paciência para ler tem também este vídeo que passou no programa Mais Você, que basicamente fala tudo o que esta escrito em todos os site que li.


 E por ai mamães, como foi? Tem alguma dica?

Um forte abraço de mamãe ursa!



5 comentários:

  • Jamilly LIma disse...

    Ótimas dicas, aqui o desfralde aconteceu de forma bem lenta respeitando o tempo dele, como ele demorou para falar, consequentemente demorou para desfraldar. Ainda estou na luta para o desfralde noturno, mas ele já está dando sinais para aparecer muitas vezes acorda sequinho.

    beijos

  • Cibele Lima disse...

    Adorei as dicas, mas ainda me sinto insegura de como devo fazer, tipo, devo pedir pra ele me falar quando quer fazer coco ou xixi? como faço? tem vezes que ele faz e só vejo que fez quando sinto o cheiro, tem hora que ele avisa que já fez o coco...e xixi nao dá pra saber...ai que medo de não conseguir! bjo

  • Anônimo disse...

    Estamos nesse processo de desfralde por aqui. Mas tudo sem grilo, sem pressão e sem stress, Cecília está pedindo sempre que lembra e elogiamos suas atitudes. Daqui a poucos dias a fralda será um item a menos na lista do mercado \o/

    Beijocas

  • Cris disse...

    Aqui estava esperando o momento do Joseph, mas tb leio mt sobre o assunto e gostei muito do post!
    Tenho deixado ele de cueca pra incomodar o xixi e ele quem sabe pedir... mas assim como a Jamilly Joseph tb demorou a falar então vamos em passos lentos, mas tranquilos, bjs

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design